Espaço Comgás - Casa Cor 2019

Espaço Índigo Comgás une pessoas, natureza e tecnologia em um mesmo ambiente

Local visa transformar ‘ambientes’ em pontos de encontros

 

O designer Lao Napolitano, da Lao Design, e Guilherme Ortenblad, do Zoom Arquitetura, repetem a parceria de 2018 e criam o Espaço Índigo Comgás, na CASACOR SP, maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento, com o tema “Planeta Casa”, será realizado de 28 de maio a 4 de agosto no Jockey Club de São Paulo, na capital paulista. O ambiente, que é a porta de entrada do evento, tem como propósito mostrar que espaços públicos podem ser tão acolhedores quanto os privados. 

 

Projeto 3d por Zoom Arquitetura

Projeto 3d por Zoom Arquitetura

Localizado na recepção da CASACOR São Paulo 2019, o Espaço Índigo Comgás é um lugar para circulação de pedestres, que está longe de ser somente um local de passagem, é um ambiente de interação e estar. “Um espaço público afável, uma sala de estar urbana, onde as pessoas podem descansar, contemplar, meditar, interagir... um espaço onde as pessoas serão acolhidas para relaxar em meios aos conflitos da cidade”, explica Guilherme Ortenblad, do Zoom Arquitetura.

 

O espaço interativo apresenta um elemento hipnotizante e inovador: o Tubo de Rubens, um experimento físico em que chamas de fogo, abastecidas a gás natural encanado,  dançam ao ritmo de ondas sonoras musicais. Ainda, esse ambiente será palco para o lançamento de peças exclusivas de mobiliário urbano que homenageiam arquitetos que tiveram atuações importantes em São Paulo. O Banco Marquise faz referência a espacialidades de Oscar Niemeyer e o Bicicletário Mandacaru, ao legado de Lina Bo Bardi – e incentiva que os visitantes da mostra façam uso de modais ativos.

 

“Em uma metrópole como São Paulo, quase sempre estamos de passagem – nas ruas, nos shoppings. Nosso intuito é fazer com que ninguém apenas passe por aqui, mas que experimente o prazer de conviver”, explica Napolitano, da LAO Design. “E não falo de conviver apenas com outras pessoas, mas com plantas, terra, passarinhos etc.”, acrescenta.

 

Sustentabilidade

O projeto ainda destaca soluções sustentáveis como o uso de gás natural encanado que é uma energia limpa, que proporciona praticidade e conveniência para todos os ambientes e usos dos espaços, de maneira ininterrupta.

 

Também há o reaproveitamento de materiais, já que o projeto foi elaborado considerando o ciclo de vida completo dos produtos.  A partir do REUSO dos itens de descarte, busca-se RESSIGNIFICAR esses elementos no local para então REMANEJAR e RECRIAR essa atmosfera em áreas carentes de infraestrutura urbana. Esse princípio reduziu substancialmente a quantidade de resíduos e entulhos produzidos para a construção do ambiente. Ou seja, o espaço preza não só pela sustentabilidade ambiental, mas também pela sustentabilidade social.

 

Delimitado por uma floresta de dutos metálicos reciclados, o Espaço Índigo Comgás apresenta elementos e soluções criativas e qualificadas para serem replicadas em espaços públicos pela cidade. A começar pelo piso drenante escolhido, que busca diminuir a impermeabilidade do solo urbano. Os bancos em Cross Laminated Timber (CLT) - madeira engenheirada com processo de produção sustentável - abraçam os visitantes e criam tanto situações de interação, como de isolamento. Um espaço no qual natureza, tecnologia e ser humano convivem de forma harmoniosa, finalizado com a vegetação densa, que contribui para um paisagismo urbano rico.

 

“Participar pela segunda vez consecutiva da CASACOR é uma oportunidade para mostrar aos amantes da área de Arquitetura e Decoração e ao público em geral todos os benefícios que  o gás natural encanado proporciona aos ambientes residenciais”, destaca Sérgio Pupo, Gerente de Marketing da Comgás. “O tema da mostra ‘Planeta Casa’ está perfeitamente alinhado com a nossa energia limpa, que proporciona praticidade e conveniência para todos os ambientes e usos dos espaços, de maneira ininterrupta, ou seja, não falta, não falha e não acaba.”

 

FICHA TÉCNICA

Parceiros

Espelhos D’água e Névoas – Fac Fontes

Pavimentação Externa – Intercity Sittamaria

Pavimentação Interna e Revestimento dos Espelhos D’água – Cristal Pool

Tubo de Rubens – LCZ

Paisagimo – A Seiva

Projeto de iluminação – Auma Estúdio

Tintas – Coral